PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA | UFRJ | COPPE | TELEDUC | MOODLE
PESQUISAR  
HOME
USUÁRIO
SENHA     
 
   

PROJETOS EM ANDAMENTO ___________________________

DORIS - Sistema robótico móvel para Inspeção Remota de Instalações Offshore

Objetivo: O objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de tecnologia essenciais para a supervisão remota, diagnóstico e aquisição de dados destinada à instalações offshore.
O sistema proposto é composto por um robô móvel capaz de transportar diferentes sensores através do ambiente inspecionado em conjunto com algoritmos de processamento de sinal, responsáveis pela análise de dados e identificação de anomalias.
O protótipo do novo sistema robótico será capaz de se mover em ambientes similares aos encontrados em instalações offshore. O sistema robótico proposto irá se locomover ao longo de um trilho, que poderá ser instalado em áreas de difícil acesso, incluindo as plataformas atuais, que em principio não foram projetadas tendo em vista sua completa automatização.
O sistema robótico proposto é autônomo em relação à energia e deve permitir a mobilidade 3D de forma eficiente. O protótipo será concebido objetivando robustez e flexibilidade através de um desenho modular baseado em extensões plug & play. Os módulos são responsáveis por diferentes funcionalidades de acordo com os equipamentos instalados.
Para a inspeção, detecção e diagnóstico de anomalias será utilizada uma combinação de câmeras fixa, pan-tilt-zoom (PTZ) e térmicas, sondas para hidrocarbonetos e gases inflamáveis, sensores para ruído acústico e vibração.
Os módulos robóticos serão interligados trocando informações através de uma rede de computadores. O robô será integrado com o controle da base/plataforma usando comunicação sem fio. Todos os dados adquiridos poderão ser armazenados em um sistema de banco de dados integrado ao sistema de controle da plataforma.
O sistema é capaz de navegar através do trilho executando tarefas de rotina ou de monitoramento específico. O software de processamento de sinais desenvolvido irá permitir a detecção de intrusos, objetos abandonados, fumaça, fogo e vazamento de líquidos, leitura de válvulas e instrumentos e diagnóstico de máquinas.
O sistema robótico pode ser teleoperado ou trabalhar de forma autônoma. Os recursos de teleoperação e monitoramento permitem o acesso on-line aos sensores/câmeras embarcados recebendo informações sobre o ambiente circundante e as condições de operação do robô, permitindo o processamento inteligente em tempo real.
O sistema robótico completo será avaliado através de testes realizados nas instalações do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES). O objetivo é validar o conceito de mobilidade, bem como as funcionalidades de sensoriamento utilizadas nas atividades de inspeção e monitoramento em um cenário mais próximo do real.

Vigência: 2012 a 2015

Financiadores: Petrobras/Statoil

Coordenador: Ramon Romankevicius Costa