PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA | UFRJ | COPPE | TELEDUC | MOODLE
PESQUISAR  
HOME
USUÁRIO
SENHA     
 
   

PROJETOS EM ANDAMENTO ___________________________

Redes industriais de campo: avaliação de performance e gestão de ativos

Histórico: Com a criação do LEAD na COPPE/UFRJ e compra dos seguintes equipamentos, SDCD da EMERSON, YOKOGAWA e ABB, estabeleceu-se um ambiente capaz de simular as arquiteturas de automação existentes nas refinarias. O objetivo deste projeto de P&D é testar configurações, intercambiabilidade, interoperabilidade, e ferramentas de gestão de ativos nestes equipamentos.

Objetivo:

  • Adequar o laboratório adquirindo ou construindo bancada(s) apropriada(s) (com processos reais) à automatização dos testes. Isto inclui compra de material, estudo dos painéis já construídos e verificação do funcionamento dos mesmos. Além disso, pode ser necessário a adequação dos painéis à(s) nova(s) bancada(s).

  • Avaliar a efetividade da interface de programação de cada fornecedor para verificar as ferramentas de configuração e telas gráficas para a definição e monitoração de parâmetros e recursos disponíveis em cada instrumento FF. Usualmente os fabricantes de SDCD não fornecem acesso a todos os novos recursos disponíveis e os usuários devem executar as tarefas de criação de telas para o acesso controlado dos parâmetros. Cada sistema apresenta recursos diferentes conforme o modelo do instrumento FF e devem ser desenvolvidos os padrões para cada fabricante para a definição e monitoração.

  • Definir procedimentos de utilização de redes Fieldbus (FF), com dispositivos e sistema host de fornecedores distintos (instanciação dinâmica, intercambiabilidade e interoperabilidade), para avaliar a capacidade de cada Host dos fabricantes interligados aos instrumentos de FF, gerando relatórios detalhados, para a execução das funções:
    Instanciação dinâmica: Habilidade de utilização dos blocos FF, para diversos fabricantes de instrumentos com cada fornecedor de HOST;
    Intercambiabildade: Habilidade de trocar o fabricante e modelo do instrumento FF;
    Interoperabilidade: Habilidade de utilização de vários fabricantes e modelos.

  • Testes da integração de sistemas com redes e protocolos distintos (FF, Hart, Devicenet, Profibus-DP, Modbus, IEC-61850) para avaliar os sistemas que integram vários protocolos e até interfaces com sinais discretos e analógicos.

  • Avaliação de procedimentos de diagnóstico e manutenção de sistemas de rede FF on-line (carregamento, up-load, troca de instrumentos, atualização de firmware) com o objetivo de avaliar: a) Carregamento de receitas: Incremental ponto a ponto ou grupos de pontos para modificações de receitas, b) “Upload”: Atualização das receitas com a base de dados on-line, principalmente na mudança de parâmetros de sets de alarme, ajuste de sintonia e calibração e c) Troca de instrumentos: carregamento do ponto sem a necessidade de bypass de válvula de controle ou perda da malha de controle em FF.

  • Gestão de ativos em ambientes abertos e interoperáveis (usando DD, EDD e FDT/DTM) com o objetivo de avaliar as tecnologias para a criação de uma biblioteca de telas. A finalidade de criação de grupo de telas com os recursos avançados de gestão ativos.

  • Vigência:

    Financiador: Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A.

    Coordenador: Liu Hsu