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Minicópteros para inspeção de estruturas de linhas de transmissão aéreas

Histórico: O helicóptero é um dos veículos mais utilizados para inspecionar linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. As observações podem ser realizadas diretamente por especialistas a bordo da aeronave ou indiretamente pelas imagens filmadas durante as missões de inspeção.

Essa prática, no entanto, é arriscada tanto para os operadores do veículo quanto para a integridade da linha de transmissão. Outro ponto a ser considerado é o custo de tais inspeções. Estes fatores justificam o interesse crescente pelos veículos aéreos não-tripulados nos últimos anos, tanto para aplicações civis como militares.

Para a maioria das aplicações, as aeronaves pequenas atendem aos requisitos de capacidade de carga útil e autonomia, tendo como vantagens adicionais menores custos de construção e de operação e mais agilidade.

Os minicópteros possuem características que os tornam extremamente versáteis. Sua pequena massa e sua elevada relação potência/peso permitem executar manobras acrobáticas difíceis para aeronaves em tamanho normal. Além disso, sua construção, manutenção e operação é menos onerosa do que um helicóptero usual.

Objetivo: Será construído um sistema de inspeção de estruturas de linhas aéreas de transmissão baseado em um helicóptero de pequeno porte não tripulado (minicóptero). O sistema deverá ser de fácil operação, com capacidade de voar em modo semi-automático ou manual.

O minicóptero será equipado com duas câmeras estabilizadas, uma de vídeo e uma termográfica. As imagens obtidas serão adequadamente processadas e transmitidas para um console de comando onde o operador poderá utilizá-las para a navegação e inspeção.

O minicóptero será também dotado de um receptor GPS (Global Positioning System) para navegação e auxílio à inspeção. A leitura de posição fornecida pelo GPS será utilizada pelo sistema de controle do minicóptero para estabilizá-lo próximo à estrutura a ser inspecionada.

O sistema terá um console de comando onde o operador terá acesso a todas as suas funcionalidades. Através de comandos adequados, o operador poderá decolar, pousar, programar trajetórias, gravar as imagens geradas pelas câmeras embarcadas bem como as coordenadas do GPS para análise futura. Para possibilitar uma melhor análise das estruturas inspecionadas, o console terá capacidade para processar (offline) as imagens armazenadas e estabilizá-las digitalmente.

Vigência:

Financiador: Ampla Energia e Serviços S.A.

Coordenador: Liu Hsu